top of page

BOLÍVIA | UM PASSEIO POR SANTA CRUZ


Quando pensamos na Bolívia - no sentido de viajar - pensamos no deserto de sal, pensamos no Lago Titicaca , pensamos em mulheres de chapéu-coco. Pensamos em altas montanhas cobertas de neve ou pedalando por uma estrada chamada de morte. Então, quando planejamos uma visita ao país, é compreensível que não pensemos necessariamente, ou sejamos atraídos a descobrir, uma cidade que realmente não captura esse estereótipo da Bolívia que nos é apresentado em cartões postais e livros de viagens. A divergência de Santa Cruz em relação às vilas e cidades do altiplano fica clara desde suas primeiras horas: há menos moradores indígenas, uma vida menos caótica nas ruas, semáforos e travessias de pedestres por todos os lados, grandes cadeias de restaurantes em estilo americano concentrou-se em atrair principalmente as pessoas que vivem aqui e não turistas além de um número crescente de 'experiências de shopping centers'. A arquitetura de alguns subúrbios que visitamos era como qualquer cidade do mundo - com paredes fechadas, parques de diversão locais e postos de gasolina.

Antes de viajar: você não esqueceu do seguro viagem, né?

Se a ansiedade é tanta que você acabou esquecendo de contratar um seguro viagem não fique aflito, ainda dá tempo! O seguro viagem, apesar de não ser obrigatório para a sua entrada em solo americano pode ser o melhor amigo. Isso porque qualquer atendimento médico ou emergência, por mais simples que possa ser, tem custos altíssimos na terra do tio Sam.Um seguro com boa cobertura evita uma bela dor de cabeça (pra não dizer no bolso) e ainda te dá aquela mão no caso de sua mala ser extraviada, por exemplo.Sugerimos que você contrate um seguro que cubra qualquer tipo de ocorrência no ato! Nós do Ideias na Mala recomendamos e não viajamos sem os seguros da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente! Faça uma cotação aqui e insira o cupom de desconto assim que clicar no link para ganhar % de desconto na compra do seu seguro viagem.


Santa Cruz - a capital do departamento maior de mesmo nome - e vários de seus habitantes são, visivelmente, mais ricos do que aqueles que vivem em cidades como Potosí e La Paz . As razões são compreensíveis: uma parte significativa do PIB da Bolívia é derivada das atividades industriais e agrícolas do departamento, muitas empresas estão sediadas aqui e, por sua vez, quase quase metade do investimento estrangeiro na Bolívia está concentrado dentro da cidade. A cocaína também desempenhou um papel nas riquezas da cidade. 


Santa Cruz oferece uma diversidade e um estilo de vida que não é realmente visível em outros lugares da Bolívia. A pobreza, claro, ainda existe. Em uma das cidades que mais crescem no mundo - residindo em uma das nações mais pobres da América do Sul - isso não deve ser uma grande surpresa. Muitos vêm para Santa Cruz da zona rural circundante, na esperança de trabalho e perspectivas de uma vida melhor. E, como sempre, nem todos terão sucesso.


Agora você sabe por que Santa Cruz não é necessariamente a mais 'boliviana' das cidades da Bolívia, provavelmente você está se perguntando se vale a pena ver?



Algo que Santa Cruz faz muito bem é trata de produtos lácteos. Há alguns ao redor do Plaza principal - inclusive um que criou icicles de Nutella - mas nós definitivamente recomendaríamos ter um sorvete decadente a VacaFria. Depois de um dia quente caminhando ao redor da cidade, era exatamente o que precisávamos (embora houvesse tantos sabores para escolher, levamos cerca de cinco minutos para decidir o nosso pedido!)



Bem, nossa opinião sincera é que há uma razão pela qual a maioria dos mochileiros não visita esta parte leste da Bolívia. A localização a leste de Santa Cruz significa que não é necessariamente uma adição natural à maioria dos itinerários e, a menos que o Brasil seja seu próximo porto de escala (via ônibus noturno ou trem), não é o mais fácil para um dia em diante conexões de ônibus para o seu próximo destino de lista de balde. Isso, juntamente com a falta de atrações conhecidas, não incentiva as pessoas a planejar uma visita a cidade que possui ótimas cafeterias e restaurantes.

Está planejando viajar? Organize sua viagem com a gente e veja nossos descontos e dicas

  • Nunca se esqueça de se proteger com Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar em vários países, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para cada canto desse planeta e ainda te auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Aproveite o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Ao contrário, leitores do blog ganham desconto abrindo o link e clicando em aplicar desconto. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto ou pix!

  • Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do ElQuarto. ou

  • Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda coopera com o Diedrich!

  • Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você. Rent Cars => Saiba mais

  • Compre pacotes nas melhores cidades do mundo (Confira os pacotes)

bottom of page