top of page

INDONÉSIA | ILHA DE BALI EM STOPOVER


Visitamos a Indonésia em um STOPOVER entre Singapura e Austrália no World Tour que fizemos por uma pechincha.(veja relato da Austrália para ver os preços). Infelizmente conhecemos a cidade de Bali apenas, que é incrivelmente perfeita para um choque cultural, devido a religião e comidas típicas, mas insuficiente para conhecer a grandeza das belezas naturais que cercam a região.


Bali é uma das 13.667 ilhas da Indonésia, bem como uma província daquele país. Integrante das Pequenas Ilhas de Sonda, encontra-se entre as ilhas de Java, a oeste, e Lombok, a leste. A capital provincial é Denpasar. A ilha abriga a quase totalidade da pequena população hindu da Indonésia e é o principal destino turístico do país. É conhecida pelas suas manifestações culturais, como a dança, a escultura, a pintura, o trabalho em couro e metais e a música. Faz parte de um arquipélago com quinhentas e quarenta e sete ilhas distribuídas em nove grandes grupos.



VISTO

Pagamos U$D35 para cada para poder tirar o visto de trânsito da Indonésia (que nos dá o direito de ficar até 72h na ilha), valeu a pena apesar do pouco tempo que tivemos. Turistas australianos e chineses estão em todos os lados, nesta época de fevereiro a ilha chega a ter 4 milhões de pessoas entre moradores e turistas, colocando a economia da ilha sustentada pelo turismo e surf.



LÍNGUA

A língua original de Bali, Bahasa Bali, é falada por todos os balineses e é, na realidade, três diferentes línguas que são faladas de acordo com a casta de quem está falando. Então, uma conversa entre duas pessoas de castas diferentes pode ser feita usando-se duas línguas completamente diferentes!! Além do Bahasa Bali, também o Bahasa Indonesia é falado por quase todos os habitantes de Bali. Nas áreas mais turísticas, o inglês é bastante comum. O inglês básico é bem aceito.

CLIMA

Bali, como outros países da região, tem regime de monção com fortes chuvas de novembro a março. Como se situa a meros 8 graus ao sul do equador, Bali tem somente duas estações: quente seca e quente chuvosa. A média de temperatura durante o ano tem uma variação de apenas 2 graus!



O hinduísmo é a terceira religião com mais seguidores no mundo, após o cristianismo e o islamismo. Ele é totalmente diferente de todas as outras, na medida que não tem um fundador e não segue uma hierarquia, não tem uma autoridade central. Você não se converte ao hinduísmo, você nasce hindu. Nesse sentido, não existe proselitismo. Dentro do hinduísmo existem inúmeras correntes e a religião pode ser considerada politeísma, monoteísta e até ateísta dependendo da forma como se encara sua enorme gama de interpretações. Tradicionalmente são descritos 330 milhões de deuses, mas esses podem ser vistos como diferentes manifestações do ser supremo. Sua popularidade e importância tem variado durante a longa história dessa religião e a trindade principal hoje não era tão cultuada há 2.000 anos atrás. Achamos o país extremamente religioso e idólatra.


Queremos voltar a Indonésia um dia para visitar as grandes belezas de Bali, mas vale um StopOver pela diferença cultural e antropológica.

bottom of page