top of page

O que fazer em Guiné-Bissau



Localizada na África Ocidental, a Guiné-Bissau é um país cheio de histórias e tradições. Antiga colônia portuguesa, ela alcançou a independência em 1973 e tem uma rica diversidade cultural e étnica.

Se pensarem em visitar a Guiné-Bissau, temos cinco lugares imperdíveis para indicar: a animada capital Bissau, a deslumbrante Ilha de Orango, o Parque Nacional das Ilhas de Orango, o Parque Nacional de Dulombi e a Reserva Natural de Cantanhez.

 


A moeda oficial é o Franco CFA, a língua falada é o português e para nós, brasileiros, não é necessário visto para estadias de até 90 dias. Entramos em Guiné Bissau via Senegal por fronteira terrestre.

 

Sobre a situação socioeconômica, a Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo, com a economia baseada na agricultura. A situação política, infelizmente, é marcada por instabilidades e golpes de estado.


Guiné-Bissau é um país fascinante com uma riqueza cultural e histórica única. Aqui estão algumas curiosidades que destacam a singularidade desta nação:


1. Ilhas Bijagós - Patrimônio Mundial da UNESCO**: Este arquipélago de 88 ilhas é famoso por suas tradições culturais matriarcais quase intactas, resistindo à influência colonial. A cultura Bijagó é liderada por mulheres, que desempenham papéis centrais na casa, economia e leis

2. Biodiversidade Única: O arquipélago de Bolama, reconhecido pela UNESCO como Reserva da Biosfera, possui uma biodiversidade única no mundo e é especialmente importante para a reprodução da tartaruga-verde

3. Economia: A Guiné-Bissau é o sexto maior exportador mundial de castanha de caju, além de exportar peixe, mariscos, amendoim, semente de palma e madeira.

4. Língua: Embora o português seja a língua oficial, apenas 11% da população a utiliza. A maioria da população fala crioulo e diferentes dialetos regionais.

5. Música e Dança: A música tradicional na Guiné-Bissau é o gumbé, e o carnaval é uma das maiores manifestações culturais do país, refletindo a diversidade de suas cerca de 20 etnias.

6. história e Sociedade: A sociedade guineense é marcada por uma profunda estratificação social e cerca de 40 diferentes dialetos são falados. O país não possui uma única usina elétrica, sendo a eletricidade fornecida por geradores locais por apenas algumas horas por dia.

7. Musique Traditionnelle: As tradições musicais são transmitidas oralmente, com cada comunidade e faixa etária tendo suas próprias músicas e danças. Instrumentos como o bloum-bloum e o mandaga são utilizados em estilos musicais como o brassa.

Estas curiosidades destacam apenas uma fração da rica tapeçaria cultural e histórica de Guiné-Bissau, um país com uma profunda herança que vai muito além de sua modesta dimensão geográfica.


Está planejando viajar? Organize sua viagem com a gente e veja nossos descontos e dicas

  • Nunca se esqueça de se proteger com Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar em vários países, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para cada canto desse planeta e ainda te auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Aproveite o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Ao contrário, leitores do blog ganham desconto abrindo o link e clicando em aplicar desconto. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto ou pix!

  • Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do ElQuarto. ou

  • Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda coopera com o Diedrich!

  • Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você. Rent Cars => Saiba mais

  • Compre pacotes nas melhores cidades do mundo (Confira os pacotes

Comentarios


bottom of page