top of page

BÉLGICA | O QUE FAZER EM LIEGE? MUSEUS E ARTE


Tenho certeza que você está coçando a cabeça enquanto contempla a pergunta: Onde fica essa tal de Liege. E eu posso me relacionar com sua falta de clareza como Liege é uma cidade que geralmente não faz o topo da lista de um viajante. Mas Liege nos ensinou a nunca subestimar um destino periférico. Pode não ser tão grande ou chamativo como lugares mais conhecidos, mas descobrir as gemas escondidas de uma cidade pode ser um prazer. Minha surpresa foi ainda maior quando tropeçamos em cima de uma estação de trem projetado por um arquiteto espanhol bem conhecido, uma escada interminável, e um paraíso de fotografia que eu tínhamos inteiramente para nós.



Só passamos 2 dias na Bélgica e um dia em Liege, e como muitas vezes acontece em uma viagem, no final eu estávamos tristes que eu não tínhamos tido mais tempo para explorar a cidade.


Liege é a terceira maior cidade da Bélgica, e está situado ao longo do rio Meuse (Maas), na parte centro-leste do país. Sua população é de cerca de 200.000 habitantes, e é principalmente parte da comunidade valona. Como alguns de vocês podem saber, a Bélgica está dividida em linhas de línguas, com a população flamenga (uma versão do holandês) no nordeste e a parte da língua valona no sudoeste (e uma pequena Minoria de língua alemã). Liege é o lugar alegado do nascimento de Charlemagne, rei dos francos, então coroado imperador, e do fundador pai de Europa central (8o século). Outro famoso morador da cidade foi Georges Simenon (1903 - 1989), o criador do detetive ficcional Jules Maigret



Liege era um dos centros industriais mais importantes da Europa, principalmente devido às suas instalações de produção de aço. Mas o setor industrial está em declínio desde a Segunda Guerra Mundial, e a região ficou empobrecida. Diz-se que está a caminho da recuperação, devido a uma economia mais diversificada.



Visitamos 3 museus na cidade e aproveitamos muito, ficamos em um hotel incrível, ficamos no cassino hotel Van der Valk na cidade lateral de Verviers, pagamos 200 reais a diária e foi o melhor quarto que já ficamos, melhor até que o quarto nupcial em nossa lua de mel. (vejam a foto abaixo, que saudades rsrsrs)



O Hotel Verviers Van der Valk está situado numa antiga estação do século XIX e apresenta quartos com acesso gratuito à piscina exterior. Este hotel ecológico dispõe de um restaurante à carta, de um jardim com terraço e de lojas no local. É possível alugar bicicletas. Saia de onde estiver na Bélgica e fique neste lugar!



Gostamos muito a Bélgica, vimos muitos muçulmanos por lá, muito pela crise de refugiados, interessante pois parecem muito bem acolhidos já!!

bottom of page