top of page
  • Foto do escritor.

BÓSNIA | O QUE FAZER EM SARAVEJO?

Atualizado: 22 de fev. de 2023



Nos apaixonamos por Sarajevo, foi praticamente instantâneo para nós. Uma cidade antiga, toda cheia de comércios árabes e comidinhas baratas em restaurantes que são uma verdadeira fofura.

Saravejo é uma jóia de uma cidade. É uma das verdadeiras encruzilhadas do mundo, onde o Oriente muçulmano se encontra com o oeste cristão com arquitetura e comida para fazer água na boca. Mas isso não significa que estamos tão impressionados, mas que vale a pena.



Simplesmente, Sarajevo é uma das cidades mais legais em que já estivemos, definitivamente uma das legais de toda a Europa e uma que você deveria ir ver agora. Também é, de longe, um dos lugares mais diferentões em que viajamos em tantos níveis diferentes da Europa. Felicidade, tristeza, orgulho, raiva, excitação, preocupação, carinho. Eles estão todos lá.



Não esperávamos nos sentir tão perto da natureza aqui, mas a cidade está completamente rodeado de colinas com o rio Miljacka passando tranquilamente. Estávamos lá em meados de março, quando ainda havia um pouco de neve, mas podemos imaginar na primavera e no verão, este lugar deve ficar exuberante.



Sarajevo também atravessa o multiculturalismo como nenhum outro lugar em que eu já estive antes. Um minuto você sente que está em Istambul e depois em  Viena no próximo. No entanto, não importa quão cosmopolita e fundamental essa cidade tenha sido ao longo da história, manteve esse aconchego inexplicável. O segundo, você começa a vagar por suas ruas, você se sente quase que imediatamente em casa, independentemente de onde você vem.



Vamos para o que importa, o que fazer em Saravejo:


1) Zlatna Ribica (Cafeteria que vale muito a pena)

2) Kino Bosna (Pub em um teatro muito legal)

3) Cevapcici em Zeljo (Coma esta maravilhosa comida por lá)

4) Baščaršija (o antigo bazar de Sarajevo)

5) Túnel da Esperança

6) Suas colinas e montanhas (em roadtrip, escolha viajar de dia, perdemos muitas cenas chegando a noite na cidade)



Além de Saravejo, visitamos monumentos da antiga Iugoslávia, e fizemos fotos incríveis com obturador aberto em 30s, com as montanhas que dividem Bósnia e Montenegro.


Quando fiz light painting da cruz no monumento do comunismo (foto sem filtro) . Foto tirada no monumento SUTJESKA, no Memorial de Guerra de Tjentiste, Um dos muitos monumentos do outro mundo que pontilham a paisagem da Bósnia, a passagem rochosa do Memorial da Guerra Tjentiste é um tributo impressionante para um fracasso total. As duas paredes de concreto do memorial foram erigidas nos 1970's para recordar a operação queda Schwarz, sabida de outra maneira como a batalha do Sutjeska.A ação militar ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial e viu as forças do Eixo tentar derrubar um grupo de forças jugoslavas.

Para mim esta foto é um grande marco cultural das minhas viagens, poder marcar um dos monumentos do comunismo com o símbolo da Cruz de Cristo foi uma experiência que extrapola a fotografia e externa a notícia de que o evangelho não está e nunca estará subjugado as ideias de esquerda, direita ou a qualquer ideologia política. Reduzir o Evangelho e Jesus a um partido ou a uma frente política é um erro grotesco dos dias atuais, e essa vergonha da bancada evangélica se aproveita disso. Deus não divide sua glória. No entanto o comunismo Iugoslavo que reinou por tanto tempo junto deste monumento ruiu e caiu, e abaixo eu coloco uma reflexão de o porque Jesus não era nem comunista, nem socialista e nem de direita. # Base Bíblia 1 A favor da autoridade, mas autoridade legitima e não totalitária. Ver Romanos 13. 2 Pró-liderança e hierarquia. Jesus deixa a função de líder da Igreja para Pedro. Ver Mateus 16. Existencia de Bispos e diáconos na Igreja Primitiva (Ler cartas de Paulo). Não há pregação para acabar com os ricos e os pobres, e sim para se viver bem com todos em amor, justiça e buscar riqueza espiritual. 3 Pró-transcendentalismo. Não materialista (desapego material, valor humano acima de qualquer coisa ver Marcos 10 ou Matheus19 – e amor ao próximo). 4 Não propoe ganho material e sim ganho espiritual. Pobreza como voto de amor a Jesus: ganho e riqueza espiritual. Ver Marcos 10, 2 Coríntios 8 5 Doações de bens para a Igreja era voluntária e não compulsiva. Vivencia de comunhão e não comunista. Ver Atos dos Apóstolos 2 . A foto também é capa do Cd do Fresno


Está planejando viajar? Organize sua viagem com a gente e veja nossos descontos e dicas

  • Nunca se esqueça de se proteger com Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar em vários países, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para cada canto desse planeta e ainda te auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Aproveite o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Ao contrário, leitores do blog ganham desconto abrindo o link e clicando em aplicar desconto. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto ou pix!

  • Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do ElQuarto. ou

  • Reserve seu hotel agora através do nosso link de afiliado do Booking.com. Algumas reservas podem ser canceláveis – verifique as regras antes de efetuar a sua. Você não paga nada a mais e ainda coopera com o Diedrich!

  • Alugue um carro pagando em reais e sem a incidência de IOF. Faça uma comparação dos valores de aluguel de carro pelo mundo com a Rentcars e escolha a melhor opção para você. Rent Cars => Saiba mais

  • Compre pacotes nas melhores cidades do mundo (Confira os pacotes)


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page